Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2010

MÉDICO DESCARTA INTERNAÇÃO DE ARRUDA

Brasilia - Após ler resultados de um eletrocardiograma, Brasil Caiado, médico do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), disse nesta quarta (10) que ele não precisa de uma internação emergencial.
Segundo ele, o exame detectou uma pequena arritmia nos batimentos cardíacos do governador - provavelmente, disse, num quadro benigno. Caiado informou ainda que já foram coletadas amostras de sangue e urina de Arruda nesta quarta-feira (10) e o resultado desses exames devem sair até quinta-feira (11).
“Eu fiz nele agora um eletrocardiograma simples, que mostrou uma alteração discreta, que é uma arritimia que não tem como saber se é benigna ou malgina, mas eu identifico mais perto da benignidade. Pelo que estou verificando ontem [terça] somado com hoje ainda aguardando os resultados eu não tenho subsídio para dizer que precisa ser internado. De urgência não. A gente está querendo fechar o conjunto das doenças, e associações de diabetes com hipertensão arterial, o pós operatório, com a depressão que foi avaliada, para depois ter mais elementos para decidir. Acho mais prudente”, disse.
O médico particular de Arruda disse ainda que vai instalar no governador um roter para monitorar a arritimia dos batimentos cardíacos. “Amanhã [quinta-feira] a gente programou de colocar um roter para monitorar 24 horas essa arritimia. A pressão arterial ainda estava um pouco elevada, porque ele ainda não começou a tomar o remédio por uma questão da logística, mas vai começar agora ao meio-dia e a amanhã provavelmente a pressão dele deve estar melhor”, comentou. O governador, segundo ele, não reclamou de novos problemas de saúde.
Caiado afirmou que está preocupado com o quadro de depressão do governador e com o inchaço no pé, que os médicos ainda não sabem o motivo. Segundo ele, Arruda está tomando o dobro da medicação para depressão.
DEPRESSÃO
Ele tomava um medicamento e agora é o dobro da dose associada a outro. Isso é um sinal. Ele está medicado por depressão"
“Primeiro, ontem, a questão da pressão arterial, a glicose meio alta e questão da perna que não sabemos o que é. O fato de ter descartado a trombose é bom. [Para a depressão], Ele tomava um medicamento e agora é o dobro da dose associada a outro. Isso é um sinal. Ele está medicado por depressão”, disse, ao ser perguntado sobre o que mais o preocupava no quadro clínico do governador.
O médico afirmou também que não estão previstos novos exames de sangue e urina para quinta e que o material necessário já foi colhido nesta quarta-feira. Mais cedo, a PF havia informado que esses exames só seriam realizados na quinta.
Governador interino diz que festa dos 50 anos de Brasília não terá ‘tom político’ Médico particular acompanha exames de Arruda na PF Arruda pede autorização para conversar com advogados a portas fechadas
“Ele fez um exame bem geral, ele fez exame para olhar especificamente a glicose e a média da glicose dos últimos dois meses, fez exame da função renal, da função linfática, fez exames para avaliação do pâncreas e ácido urico e mais um exame de urina. Mas, repito que é mais prudente esperar, avaliar depois para saber se precisa de mais exames”, disse.
Caiado só conseguiu diagnosticar Arruda depois que os advogados do governador conseguiram autorização do STJ na terça-feira (9) para que o médico particular dele entrasse na sede da PF. Até então, todo atendimento médico era feito pela Polícia Federal.(Globo)

Nenhum comentário: