Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de março de 2010

Governo brasileiro propõe maior
 proteção para espécie amazônica


Brasilia - O governo brasileiro quer a inclusão da Aniba rosaeodora Ducke, pau-rosa, no apêndice II da Cites, incluindo todas as suas partes e derivados. Se aprovada, a decisão viabiliza maior controle internacional do comércio da espécie. A proposta será apresentada pela delegação brasileira na 15.ª reunião da Conferência das Partes na Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Selvagens da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (Cites), que se realizará em Doha (Qatar), de 13 a 25 de Março de 2010. O Brasil será representado por três técnicos do Ibama e dois do Itamaraty.
O desaparecimento das populações naturais nos estados do Pará, do Amapá e em grande parte do estado do Amazonas ocasionado por intensa exploração, a regeneração lenta e o comércio preponderantemente externo, é a justificativa para a solicitação de inclusão do pau-rosa no anexo ll da Cites. Árvore de grande porte, podendo atingir até 30m de altura por 2m de diâmetro, é muito cobiçada pela qualidade de seu óleo que é utilizado como fixador de perfumes. Mundialmente conhecido o perfume francês Chanel N° 5 utiliza o linalol, principio ativo do pau-rosa, em sua composição.
Esta espécie compõe a flora das matas de terras altas da Amazônia ocidental. Seus frutos são alimentos para aves, notadamente psitacídeos e aves da família Ramphastidae (tucanos), sua polinização é principalmente por abelhas nativas. O pau-rosa encontra-se nas listas oficiais de espécies em extinção da Colômbia e Suriname. A forma predatória de sua exploração esgotou o estoque disponível nas Guianas e, em seguida, no estado do Pará, Brasil. Fonte: www.ibama.gov.br

Nenhum comentário: