Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de março de 2010

GENE LIMITA REPRODUÇÃO DO PIRARUCU EM CATIVEIRO

Manaus - Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Centro Universitário Nilton Lins encontraram nos genes do pirarucu um dos fatores que limitam a reprodução do peixe em cativeiro. O problema está na falta de uma proteína importante no ciclo reprodutivo do animal.
Uma pesquisa liderada pelo geneticista Sérgio Nozawa identificou que a causa da falta de apetite reprodutivo do pirarucu e um receptor, chamado de GRK 2. A proteína ativa um hormônio, a gonadotropina - substância que em mamíferos desencadeia o desenvolvimento de óvulos e testículos.
- Nós fizemos estudos bem avançados dentro da expressão gênica e vimos que alguns genes não se manifestam no pirarucu na fase de reprodução, um dos genes, o GRK 2 é um receptor de hormônios para a reprodução -, explica Nozawa.
O receptor desencadeia todo o processo das vias metabólicas de outras proteínas para o processo reprodutivo. Como no pirarucu ele não se expressa, o desencadeamento do processo reprodutivo deixa de existir.
O resultado abre caminho para novos estudos que possam contribuir para a reprodução do pirarucu em cativeiro. na foto filhotes de opirarucu apreendidos por pesca ilegal. (Jornal do Amazonas)

Nenhum comentário: