Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de março de 2010

FVS começa hoje a vacinar contra o vírus H1N1

Manaus - A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) inicía hoje a campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) em todo o Estado. A iniciativa será dividida em cinco etapas na capital e uma única no interior, que será iniciada pelos municípios do Alto Rio Negro e Alto Solimões. O período de vacinação segue até 21 de abril.
De acordo com o diretor da FVS, Bernardino Albuquerque,(foto) a meta da campanha é vacinar 1,8 milhão de pessoas em todo o estado. Segundo ele, por questões logísticas para o desenvolvimento das ações no interior, todos os grupos serão vacinados em conjunto.
- Não vamos dividir os trabalhos por etapa, no interior do Estado, devido às peculiaridades da região, que nos obriga a realizar uma logística diferenciada. Iremos iniciar pelos municípios mais afetados com o vírus no ano passado, estabelecendo ordem de prioridade. Essa estratégia vai ajudar a imunizar a população o mais rápido possível-, afirmou Bernardino Albuquerque, destacando que a vacina garante a imunidade durante um ano.
Em Manaus, inicialmente, receberão a vacina os profissionais de saúde e a população indígena. Depois serão imunizadas as gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças. Na terceira etapa vão ser vacinadas pessoas com idade entre 20 e 29 anos. Já na quarta vão ser vacinados os idosos com doenças crônicas e depois os adultos entre 30 e 39 anos.
Estão proibidas de receber a vacina crianças menores de seis meses de idade, com doenças agudas graves e com alergia aos componentes da vacina. Segundo informações do Ministério da Saúde a expectativa é vacinar aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo o país.
Em 2009 a FVS registrou 215 casos da doença em todo o Estado, contabilizando 12 mortes. Em 2010 nove casos foram confirmados, sendo quatro mortes (1 criança, 2 adultos e 1 grávida.Fonter:FVS..







Nenhum comentário: