Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de março de 2010

EM DEFESA DE SERRA
                                                                            
                                                                        *Osny Araújo

Li num jornal da cidade, a defesa do governador de São Paulo, José Serra, afirmando que nunca foi contrário ao Amazonas e em especial a Zona Franca de Manaus, provocado por um estudante amazonense de nome Rodrigo, que pela internet questionou o pré-candidato do PSDB a presidência da República.

Na mesma matéria, o meu velho e querido amigo Senador Artur Virgílio Neto, também sai em defesa de Serra, desmentindo a história de que ele é inimigo da Zona Franca de Manaus, opinião compartilhada pelo o ex-deputado federal Pauderney Avelino, do DEM, que também fala das boas intenções de Serra para com o Amazonas e a ZFM.

Com relação à defesa de Serra promovida pelo senador Artur Neto, até doou razão. Artur, na qualidade de uma das mais importantes lideranças nacionais do seu Partido, tem a obrigação de defender a candidatura de Serra e dizer que ele não é contrário a ZFM, embora eu não acredite nisso. Já Avelino, entra de graça nessa história.

Apesar de todas as explicações prestadas por Artur e Avelino para aliviar a barra de Serra com o eleitorado amazonense, sinceramente não dá para acreditar nas boas intenções desse “tucano” para com o Amazonas e particularmente com a Zona Franca de Manaus.

A verdade, é que Serra, sempre foi um político intimamente ligado a Federação das Indústrias de São Paulo – FIESP, que todos nós sabemos que não morre de amores pela Zona Franca de Manaus e certamente, Serra não vai contrariar a sua velha parceira para se posicionar favoravelmente a Zona Franca, que nunca foi bem vista pela toda poderosa FIESP.

O senador Artur Neto tem todo o direito de defender a candidatura de Serra à sucessão do presidente Lula numa disputa polarizada com a ministra Dilma Roussef, do PT, mas, dizer que o homem é amigo do Amazonas, isso já é pedir demais aos amazonenses.

Essa história de que o candidato “tucano” é inimigo do Amazonas, com certeza não surgiu por acaso. Ela nasceu em função de atos cometidos no passado por José Serra, quando ainda era deputado federal e desde lá, não parou mais, ficando sempre em defesa da FIESP e naturalmente, contra a Zona Franca de Manaus, logo, não é nenhuma “molecagem antiga” como apregoa na matéria o presidenciável do PSDB.

Alias, seria mesmo bom que Serra comece a mudar de opinião sobre a Zona Franca de Manaus. Ele precisa saber que a ZFM, foi um modelo de desenvolvimento regional que deu certo, fazendo crescer o Amazonas, a Amazônia e o Brasil.

Não se pode pensar que alguém que deseje governar o País, seja lá quem for de que partido for, possa pensar por birra em acabar ou mutilar o projeto Zona Franca de Manaus, por puro bairrismo e irresponsabilidade.

Os políticos brasileiros, das diferentes regiões, precisam saber que o Projeto Zona Franca de Manaus, não é nenhuma experiência. É um modelo de desenvolvimento que deu certo em toda a região Norte e naturalmente, ajudando em muito São Paulo, considerando que grande parte das indústrias instaladas no PIM, tem suas matrizes nesse grande e rico estado brasileiro.

O senador Artur Neto, tem todo o direito de defender a candidatura do seu Partido a presidência da República e nós, amazonenses, temos todo o direito de ficarmos desconfiados e com um pé atrás com a repentina mudança de Serra. Ninguém muda de pensamento ou postura de um momento para outro.

É preciso que se diga mais uma vez, que a Amazônia, pela distância dos centros de poderes de decisão do Pais e pela sua grande importância que tem para o Brasil e para o mundo, precisa e deve ser olhada pelos Governo brasileiro de maneira diferenciada, em função das suas próprias características e peculiaridades.

Com relação ao novo comportamento do Sr. José Amazonas sobre o Amazonas e a Zona Franca de Manaus, tomada que seja verdade, mas ainda assim, que me desculpe o velho amigo Artur Neto, ficou com as minhas dúvidas, achando que o homem continua o mesmo. Pra São Paulo tudo, para o Amazonas, nada.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: