Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2010

Prorrogação
DESCONTOS PARA O IPTU E
 ALVARÁ VÃO ATÉ 31 DE MARÇO

Manaus - O contribuinte em dia com o fisco municipal, que perdeu as datas de vencimento das primeiras cotas únicas (com desconto) do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Alvará — vencidas no último dia 10 — agora tem uma nova chance para aproveitar o desconto.
 A Prefeitura de Manaus prorrogou, até o próximo dia 31, os descontos de 7% e 10% de IPTU e Alvará, respectivamente.
Para quem já possui o carnê em mãos não será necessário retirar uma nova guia. Basta se dirigir aos bancos (Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Santander, e Caixa Econômica Federal) e efetuar o pagamento com o desconto. Vale frisar que só serão aceitas as guias referentes às cotas únicas com descontos de 7% (IPTU) e 10% (Alvará).
O contribuinte que não recebeu seu carnê poderá se dirigir a qualquer um dos seis Pronto-Atendimentos ao Cidadão (PACs) para a emissão da segunda via da guia ou ir direto à Sede do Manaus Fácil e Central de Atendimento Empresarial da Semef, ambos localizados na Rua Japurá, Praça 14.
Outra opção para emissão de segunda via da guia de pagamento é o portal da Prefeitura de Manaus (http://www.manaus.am.gov.br/).
Ao clicar no banner correspondente ao IPTU e Alvará 2010, na tela inicial, o contribuinte deverá informar seu número de cadastro imobiliário ou a inscrição municipal da sua empresa e imprimir a guia. Os descontos nas primeiras cotas únicas de IPTU e Alvará, são válidos somente para contribuintes em dia com o fisco municipal até 31 de dezembro de 2009.
Plantão
No dia 27 de março, sábado, — quatro dias antes do término do prazo de prorrogação da data de vencimento da cota única de IPTU e Alvará — a sede do Manaus Fácil e a Central de Atendimento Empresarial realizarão um plantão especial de atendimento para a emissão de segunda via de pagamento. O plantão especial funcionará, excepcionalmente, de 8 às 12h.
“É uma oportunidade a mais para o cidadão que trabalha durante a semana e não tem tempo de buscar a sua segunda via”, destacou Maria Helena (foto)ao ressaltar: “Neste mesmo dia, os PACs também estarão oferecendo ampliação de atendimento de seus serviços e os postos da Semef estarão funcionando de 8h às 13h”, concluiu.
Entrave
A secretária Municipal de Finanças, Maria Helena Oliveira, fez questão de frisar o grande problema que a capital amazonense passa na questão de endereçamento, motivo principal da devolução de carnês de IPTU e Alvará. “O prefeito decidiu prorrogar o prazo porque muitos contribuintes foram prejudicados em razão do cadastro desatualizado. Por isso algumas pessoas deixaram de receber seu carnê em casa”, declarou.
De acordo com os últimos dados divulgados pelo Correios, 9.829 carnês foram devolvidos, sendo 3.969 de IPTU e 5.860 de Alvará. “Esse é um problema histórico da nossa cidade. Todos os anos, aproximadamente 50% dos carnês são devolvidos. Este ano tivemos uma quantidade muito menor”, disse a secretária, citando a ação da Prefeitura para organizar a base de endereços da capital.
Maria Helena frisou que a intenção é sanar o problema de endereçamento da cidade até o final deste ano. Para isso, a Semef já colocou em prática, desde agosto do ano passado, o ‘Endereço Legal’ — um dos braços do Programa ‘Seja Legal com Manaus’. “Nosso Objetivo é acabar com o problema de endereçamento da cidade. Vamos unificar a base de endereços e numerar todas as casas, levando assim cidadania às pessoas que não possuem CEP e têm dificuldades para receber correspondências” explicou a titular da Semef.(Assessoria)






Nenhum comentário: