Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de março de 2010

,

SURTO DE VÔMITOS E DIARRÉIA EM CRUZEIRO MARÍTIMO

Buzius RJ -Ao contrário do que tinha sido divulgado inicialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o laudo dos exames feitos pelo Instituto Noel Nutels nos passageiros do navio que está ancorado em Búzios, na Região dos Lagos, só sairá em uma semana.
Mais de dois mil tripulantes e passageiros do navio estão proibidos de desembarcar depois que 195 pessoas apresentaram quadro de gastroenterite, com vômito e diarreia.
Segundo a Anvisa, como quadro clínico dos que apresentaram os sintomas está evoluindo positivamente, o transatlântico poderá ser liberado ainda nesta quinta-feira (4) para seguir para o porto de Santos (SP).
A empresa responsável pela viagem informou que os passageiros e tripulantes estão recebendo assistência médica. Na noite de quarta-feira (3), médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde de Búzios embarcaram para reforçar o atendimento aos doentes.
O navio “Vision of the seas” está com 1.987 passageiros e 765 tripulantes a bordo, segundo a Royal Caribbean International, empresa responsável pela embarcação. Uma equipe de médicos e enfermeiros do transatlântico prestou os primeiros socorros.
Viagem começou em Santos
Em nota oficial, a Royal Caribbean informou que acionou as autoridades locais e que nenhum hóspede desembarcou em Búzios, por motivo de segurança. A empresa afirmou que está investigando as causas dos problemas gastrointestinais e que toda a tripulação está a postos para atender os passageiros.
O “Vision of the seas” iniciou sua viagem em Santos (SP), no dia 1º de março, com escalas programadas em Búzios e Ilhabela. Ele retornaria a Santos no próximo dia 5, último dia de viagem.
Febre e tontura
A advogada Edileine Ferreira Leal está a bordo do navio com a família. Segundo ela, o filho de 6 anos também apresentou sintomas de vômito e diarreia. A advogada contou que o menino começou a passar mal por volta das 16h de quarta-feira (3). Em seguida, ele foi levado para o ambulatório do navio, onde foi atendido por médicos e enfermeiros.
Laudo de exame feito em passageiros de transatlântico deve sair nesta quinta Transatlântico é retido em Búzios após 195 pessoas passarem mal a bordo Passageiros que passaram mal em navio desembarcam no Rio Navio onde passageiros passaram mal é liberado para novo cruzeiro Navio em que passageiros passaram mal tem golpe da passagem falsa Navio de bandeira alemã encalha na Baía de Sepetiba Navio de cruzeiro com vítimas da gripe H1N1 aporta na França
“Meu filho teve febre, tontura, e agora já começou a vomitar também. De ontem à noite (terça) para até hoje (quarta) foi um horror. Muitas pessoas passaram mal ao mesmo tempo. E ninguém sabe dizer o que é. O meu filho mais velho comeu as mesmas coisas e não aconteceu nada. Colheram exame do meu filho e agora é só esperar pelo resultado”, disse a advogada.
Edileine disse, ainda, que não há previsão de quando o navio será liberado para partir em Búzios. Ela informou que o comandante e a tripulação fornecem novas informações sobre o caso a cada 30 minutos pelo rádio da embarcação. A advogada contou que as pessoas com sintomas receberam soro e energético.
Outro caso
Em janeiro de 2009, 464 pessoas que estavam a bordo de um cruzeiro com destino a Buenos Aires também passaram mal durante o trajeto Salvador – Rio de Janeiro. Durante a inspeção, algumas infrações foram detectadas e termos legais emitidos para correção das falhas. Problemas no teor de cloro em pontos de distribuição de água potável e na conservação de alimento perecível, como maionese, foram identificados pela Anvisa.(G-1)







Nenhum comentário: