Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2010

Auditoria do TCU apoia recuperação da BR-319



Manaus - A análise do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta a viabilidade da obra de pavimentação e recuperação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). A declaração foi dada pelo senador pelo Amazonas, Jefferson Praia (PDT).
O TCU apoia a pavimentação da rodovia, como obra de interesse público, que proporcionaria diversos benefícios. A decisão foi tomada ao levar em conta inclusive a própria possibilidade de fiscalização ambiental, que iria sobrepor aos custos da obra.
- Diante dos recursos atualmente existentes, o que já leva em conta a hidrovia, a BR-319 abre uma possibilidade de transporte mais eficiente que a disponibilidade atual para uma grande variedade de cargas, sem impedir a utilização dos modais atualmente existentes -, afirmou o senador Praia.
O relatório sobre a recuperação da rodovia foi feito a pedido da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado. O documento ainda faz críticas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por impor condicionantes de política ambiental e fundiária, que não dependem do órgão empreendedor da obra.
O uso da BR-319 reduziria o tempo de trajeto das mercadorias do Sudeste até Manaus, diante de todas as demais alternativas de transporte, à exceção do frete aéreo. Além disso, é estimada uma redução de 20% nos custos em relação às hidrovias.





Nenhum comentário: