Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2010

Aprovadas pela engenharia do INCRA
casas em construção em Manacapuru

Manaus  - As casas que estão sendo construídas com o Crédito Habitação para os beneficiários da reforma agrária no Projeto de Assentamento Agro-extrativista Piranha, costa do Paratari II, no município de Manacapuru, foram aprovadas pela engenharia do INCRA, após verificar o cumprimento das determinações do projeto e a qualidade da madeira inteiramente certificada.

Ontem duas equipes da Superintendência do INCRA foram àquele município para mais uma vez verificar o processo de construção das casas.

Uma com o INCRA representado pelo chefe da Divisão de Administração Omar Oliveira, ficou na cidade reunido com o vereador Ailton Andrade (PCdoB), autor da proposta que originou uma audiência pública realizada semana passada.

A outra equipe, composta pelo Chefe da Divisão de Desenvolvimento Giovani Araújo, do engenheiro Washington Vasconcelos e da Assessoria de Comunicação Social, foi mais uma vez ao canteiro de obras para verificar o andamento dos trabalhos.

Durante a visita, a construção das casas foi vistoriada pelo engenheiro Washington Vasconcelos, que após trocar idéias com os assentados, que também ganham da empresa para ajudar na construção, deixou o local satisfeito, com a certeza de que o projeto está sendo desenvolvido de acordo com o projeto e o mais importante, com madeira de lei, inteiramente certificada, anulando dessa forma algumas denúncias que reprovavam a qualidade das casas, cada um no valor de R$ 15 mil, com 45 m² com dois quartos, sala e cozinha, varanda frontal, banheiro interno fibrado, fossa biodigestora, cobertura de telhas, pintadas e teladas para prevenir contra a malária, de acordo com convênio assinado entre o INCRA e a FVS e tanque suspenso para operar com o projeto pro - chuva.

No Paratari, o que a equipe do INCRA encontrou foram assentados com alto astral e eufóricos com novas casas que irão receber.

“Isso aqui é um presentão de Deus e do INCRA. Não sei por que e nem de onde partem as críticas e denúncias contra esse trabalho do INCRA. Aqui na comunidade, todos estão felizes com as casas, a fuxicada vem de outras comunidades” afirma o assentado João Rebouças, vice-presidente da comunidade de Nossa Senhora de Nazaré.

Wilson da Silva Menezes é outro que está contando os dias para habitar a nova morada. “Estou muito feliz, eu e a minha família e já estamos pensando em aumentar uns dois metros para os lados. É um sonho que estou realizando” afirma emocionado.

Pensamento semelhante tem o assentado Alexandre da Silva, que afirmou não entender as criticas ao projeto de construção de casas com o Crédito Habitação no Paratari II. “Não sei de onde partem essas críticas. O que sei, é que nós estamos muito satisfeitos com as casas e com o trabalho do INCRA, ajudando há melhorar um pouco a nossa a condição de vida aqui no interior”.

Na costa do Paratari estão sendo construídas no momento 183 casas de um total de 283. Aproximadamente  cinco mil que deverão ser erguidas este ano em vários pontos de várzea do município onde o INCRA desenvolve as suas ações de reforma agrária.

VISITA  AO CANTEIRO

Na reunião que o chefe da Divisão de Administração Omar Oliveira, manteve com o vereador Ailton Andrade, ficou definido que a Câmara Municipal de Manacapuru, acompanhada de dirigentes e técnicos da superintendência regional do INCRA, de representantes da Prefeitura, IPAAM, Sindicato Rural, Ministério Público, IBAMA, CREA e SDS, farão uma visita a partir das 9 horas do próximo dia 16 ao canteiro de obras, onde possíveis dúvidas sobre o projeto e a construção deverão ser esclarecidas.

Para o repórter Kennedy Lyra, da radio CBN-Manaus, que acompanhou a reunião, o prefeito Edson Bessa (PMDB), elogiou a administração da superintendente Socorro Feitosa e as ações que vem sendo desenvolvidas no município pelo INCRA. “O INCRA é uma presença marcante em nosso município e muitos benefícios esse órgão vem carreando para Manacapuru, como por exemplo, a liberação de um grande volume Crédito Alimento, no tempo de muitas dificuldades para o município e especialmente para os ribeiros, quando sofriam com a grande enchente. O INCRA se fez presente a ajudou a amenizar as grandes dificuldades”.
Com relação ao programa de construção das casas com o Crédito Habitação, o prefeito falou da importância social do programa e ao agradecer mais uma vez o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição, afirmou que através dessa ação, o INCRA ajuda de maneira contundente a combater o déficit habitacional em Manacapuru e prometeu estreitar ainda mais a parceria que a sua administração vem estabelecendo com o INCRA.

“Sabemos das dificuldades que se enfrenta para levar em frente um programa como o de habitação que está sendo tocado pelo INCRA no município. Os desafios são grandes, as dificuldades enormes, mas a dedicação dos servidores e técnicos da autarquia vem vencendo todos os obstáculos e a prefeitura está aqui para emprestar todo o apoio, para que os resultados sejam satisfatórios” – finalizou o prefeito.
Nas fotos pela ordem, uma casa em final de construção, o recipiente da fossa biodegesora e a madeira certiticada utilizada no projeto.(Fonte:Ascom - INCRA-AM)

Nenhum comentário: